O desejo de viver uma grande final de campeonato

Na Rua General Canabarro, na Tijuca, Rio de Janeiro, foi onde cresci e vivi momentos inesquecíveis na infância. Na Copa de 82 fechamos a rua e pintamos com o Laranjito! Nos domingos eu passava o final da tarde sentado no tanque da cozinha, enchia de água e colocava o motoradio para escutar os jogos no Maracanã do meu time. Adorava quando o locutor exclamava: “Cruel muito cruel!” A infância era doce! Meus amigos tinham o sonho de ser jogador profissional de futebol, assim como eu. Os pais faziam vaquinha para comprar a Bola Dente de Leite. A diversão era passar a tarde sentados nas cadeiras de praia assistindo à garotada jogar golzinho! Esse era um bairro quase de cidade do interior. Nos jogos mais bacanas, sempre levávamos a TV para rua, comprávamos Coca Cola e bora torcer juntos. A brincadeira era ir com a camisa do seu time! Acredita nisso?

Contei tudo isso para vocês para retratar a minha paixão e a de milhares de brasileiros pelo futebol. Hoje com 46 anos, já vivi muitas experiências inesquecíveis. Lembro de pessoas especiais que foram assistir jogos, do hot-dog Genial do Maracanã, do refrigerante Grapete. Vivi a famosa Geral, que tinha personagens engraçados demais. E o sonho sempre foi assistir grandes jogos, torcer, abraçar amigos e se emocionar! Vitórias e derrotas fazem a magia desse esporte que ainda tem muitas oportunidades no mercado brasileiro. Falo isso, pois sou um marketeiro que acredita na excelência da prestação do serviço, no atendimento com sorriso, em banheiros limpos, em ações de entretenimento e principalmente em gerar o desejo para o torcedor voltar.

Nessa semana foi definida a Final da UEFA Champions League (Liga dos Campeões). Jogos emocionantes, estádios lotados e muitas emoções. Tivemos todos os melhores ingredientes que o mundo da bola pode proporcionar. Aqui quero despertar a curiosidade para você que curte experiências e marketing analisar a prestação de serviço dos europeus. Hoje, o ingresso de valor mais acessível para ir à final é de 4.000 euros. Caraca! E você pode ligar a sua TV e assistirá uma arena em Madrid lotada. Bom, como pode um ingresso tão caro e um estádio lotado? Qual o segredo? Um trabalho de muitos anos, um planejamento bem feito e acima de tudo muita cumplicidade na busca por esse momento.

Eu falo uma frase nas minhas palestras: “A Natureza nos ensina todo dia! Você planta a semente hoje e vai ter que regar, esperar o crescimento para dar os primeiros frutos”. Aqui no Brasil, se não tiver resultado imediato, troca, esquece o planejamento, começa tudo de novo. Passam os anos e precisamos ter a humildade de aprender com quem consegue fazer um evento assistido pelo mundo inteiro, e consegue um alto valor percebido e desejado. Para encerrar, escutei do meu amigo Vinicius: “Geammal, vê se consegue um ingresso para poder assistir a Final da Champions? Já realizei dois sonhos e este é o terceiro que preciso completar na minha vida”. Um amor eterno para viver um momento inesquecível na final de um campeonato, que ganhou notoriedade nos últimos anos. Este texto é uma reflexão que paixões precisam ser conservadas, cuidadas para que possamos ter resultados duradouros. Como o brasileiro está plantando e cultivando suas sementinhas? Nosso futebol precisa fazer esta reflexão.

Escrito por: Rodrigo Geammal